"...para com Deus não há acepção de pessoas." (Rm 2:11) - "Deus não faz acepção de pessoas." (At 10:34)
EDUCADOR E PALESTRANTE
Na luta por uma educação inclusiva de alunos com transtorno mental.
Textos
          Teses e dissertações demandam muita leitura, pesquisa e bastante trabalho. São noites que se passam debruçados sobre o computador, redigindo as várias partes do trabalho acadêmico. E tudo isso acaba gerando muito cansaço.

            Uma vez concluído o trabalho, é de fundamental importância que seja feita a leitura por uma terceira pessoa ― ou seja, um revisor gramatical experiente, o qual analisará detalhadamente parágrafo por parágrafo de cada parte do texto, incluindo as partes iniciais, como a dedicatória e os agradecimentos, nos quais costumam ocorrer erros de pontuação e de crase.

            No trabalho de revisão gramatical não se verifica somente a ortografia, acentuação, pontuação, concordância e regência, mas também coesão e coerência, sinônimos ― evitando repetições de determinadas palavras ―, vícios de linguagem, dentre outros aspectos revisionais. Em muitos casos, faz-se necessária a reorganização de ideias, a reconstrução de parágrafos inteiros.

            Algo muito comum em teses e dissertações são os períodos muito longos, tomando, às vezes, um parágrafo inteiro, de seis, oito linhas, sem ponto e vírgula, o que torna confuso o entendimento do texto. Isto ocorre bastante na parte da revisão de literatura, em que são citadas ideias ou trechos de outros autores. Daí a necessidade de reorganização do parágrafo ― ou do período longo ―, reestruturando sua redação para pontuá-lo melhor.

            Um período ou um parágrafo não se constrói com um amontoado de palavras e orações. A finalidade dos sinais de pontuação é organizá-las conforme os princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica. Assim sendo, tal desconhecimento pode levar a uma pontuação equivocada, errônea mesmo, produzindo efeitos desastrosos na tese ou dissertações, uma vez que interfere na comunicação.

            Se o ponto é utilizado para encerrar um período, a vírgula é empregada para separar termos de uma oração ou separar orações de um período. Um erro muito comum nesses trabalhos é separar, com vírgula, o sujeito do verbo. Já o ponto e vírgula é um sinal intermediário entre a vírgula e o ponto, e o seu uso depende substancialmente do contexto.

            Uma boa revisão gramatical, portanto, não deve ser considerada quando da finalização de teses e dissertações, antes de sua formatação. O trabalho irá para a banca bem mais apresentável, e isso pode contar ponto ― ou elogios.

Prof. Maurício Apolinário é gerente de projetos educacionais, licenciado em Letras, especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Escolar, e atua como freelancer nas áreas de comunicação e educação. Revisor gramatical.
Copyright © 2017 Maurício Apolinário, All rights reserved.

 
Maurício Apolinário
Enviado por Maurício Apolinário em 23/02/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
"Discriminação e exclusão velada de alunos com transtornos mentais não podem existir em nossas escolas." (Prof. Maurício Apolinário)
..A derrota de Penina Onã Silva
..Simplesmente namorada Maurício Apolinário
.A Arte da Guerra para Professores - 1ª ed. Maurício Apolinário
.Bolinha, meu coelho Maurício Apolinário
.Limites na sala de aula: emoções, atitudes e... Maurício Apolinário
.Um prato de comida Maurício Apolinário
A Casinha de Clarinha Onã Silva
A Literatura das Mulheres da Floresta Autores diversos
A Quadradinha de Gude Onã Silva
A quadradinha de gude - 2ª ed. ampliada Onã Silva
Anjinho minho... mãezinha minha ONÃ SILVA
Bote fé no sindicado, ele tem atitude é fato ... ONÃ SILVA
Céu de gris Sarah Schmorantz
Cordel do trabalhador - do labor ao burnô Onã Silva
Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos ... Autores diversos
Cuidar e rimar é só começar Onã Silva
Enfermagem com poesia: a arte sensível do cui... Autores diversos
Enfermagem, simbora! Vamos lutar pelas 30 hor... ONÃ SILVA
Estomaterapia: cuidado à fina flor da poesia Onã Silva
Federação Nacional põe o bloco da enfermagem ... ONÃ SILVA
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
https://www.facebook.com/pages/Cuidarte-Livros-e-artigos-liter%C3%A1rios/334396023412336?ref=hl