CONTRATE MINHAS PALESTRAS
 R  E  V  I  S  O  R    E    P A L E S T R A N T E
 Revisor gramatical de teses, dissertações e livros
CapaCapa
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


Tempo: aproveite as oportunidades na juventude
Quando matamos o tempo, é ele que nos enterra.
(Rubens Ricupero)
 
             O propósito deste artigo é falar sobre o tempo marcado pelo relógio e pelo calendário. No entanto, antes de adentrarmos no assunto, voltemos no tempo e relembremos um fato relacionado ao autor da epígrafe, apenas como História.

           Rubens Ricupero, jurista, foi ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco por cinco meses apenas, durante a fase de implantação do Plano Real. Fico muito conhecido na mídia devido ao vazamento de uma conversa sua com uma repórter da Globo, “nos bastidores”, revelando alguns detalhes do plano, que o levou a renunciar em seguida. Como afirma Salomão que há tempo para tudo, ele não ficou atento à abertura dos microfones e deu no que deu. Hoje seria alvo de memes.

           Retomemos o nosso tema, que é o tempo cronológico. Pois bem, há um tempo certo para cada coisa. Salomão diz que “o que ajunta no verão é filho entendido”; ou seja, o jovem sábio aproveita as oportunidades enquanto ainda é jovem – no verão da vida –, para, quando chegar o inverno, sua vida esteja estabilizada.

1.ª verdade: Todas as escolhas que fazemos na juventude refletirão em nosso futuro, pois é com elas que o construímos.

           Quando jovens, não costumamos pensar muito nas consequências, deixamos “a vida nos levar”, muitas vezes de forma irresponsável. Mas tudo que plantamos um dia colhemos. E é aqui que mora o problema.

2.ª verdade: Escolhas erradas trarão consequências não muito boas, quando não desastrosas.

          Muitos começam a pensar nisso depois que passam dos cinquenta. Só que nessa idade já não temos mais aquela disposição que se tem na juventude. E aí não adianta chorar sobre o leite derramado. Algumas coisas são possíveis corrigir, outras não.

          C.S. Lewis, autor do clássico "Crônicas de Nárnia", fez a seguinte observação sobre escolas: "Toda vez que você faz uma escolha, está transformando a parte central de seu eu, a parte de você que faz escolhas, em algo um pouco diferente do que era antes". Dessa forma, é necessário submetermos nossas escolhas ― principalmente na juventude ― a uma análise e reflexão, ao bom-senso, para não nos arrependermos depois.

           Eu, quando jovem, tomei muitas decisões precipitadas e fiz muitas escolhas erradas, em várias áreas de minha vida. Já sofri as consequências de algumas, e ainda sofro com as consequências de outras decisões e escolhas equivocadas, usando aqui quase um eufemismo. Portanto, sei muito bem do que estou escrevendo aqui. E não tem como voltar atrás, é daqui para frente. Há recomeços, mas nem sempre.

           Você, que é jovem, atente bem para isso: você não terá essa idade eternamente. O tempo vai passar, provavelmente você vai amadurecer mais, refletir sobre o que fez ou deixou de fazer, e aí é que surgirão os arrependimentos. Já ouvi da boca de muitas pessoas ― homens e mulheres ― relatos sobre isso, ou seja, a questão de decisões e escolhas erradas.

3.ª verdade: Aproveite o tempo enquanto ainda é jovem. Muitas oportunidades ― principalmente profissionais ― não aparecerão novamente em sua vida.

Faça as escolhas certas, refletindo sobre elas primeiramente, tomando decisões com prudência.

           Costuma-se, independente de ser jovem ou não, perder muito tempo com coisas banais, infrutíferas, e isso tudo refletirá mais à frente. Não me refiro aos momentos de descanso, lazer, ou mesmo de descontração, e sim à perda infundada de tempo.

           Independente de sua condição socioeconômica ou cultural, você tem o poder de escolha; a decisão é sua. Assim, se você ainda é jovem, atente bem para o modo como tem usado o seu tempo hoje. Ele vai passar e um dia você vai cair na real.

Prof. Maurício Apolinário é gerente de projetos educacionais, licenciado em Letras, especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Escolar, e atua como freelancer nas áreas de comunicação e educação. Revisor gramatical.

Copyright © 2017 Maurício Apolinário, All rights reserved.

PALESTRA sobre o tema: "Reflita sobre o que eu digo e não faça o que eu fiz", inclusive para jovens de igrejas evangélicas e católica, além de escolas. Contato: prof.mapolinario@gmail.com
Maurício Apolinário
Enviado por Maurício Apolinário em 24/02/2017
Alterado em 06/10/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

"Uma escola relevante é uma escola que contribui com a transformação da comunidade na qual está inserida." (Prof. Maurício Apolinário)
..REVISÃO GRAMATICAL DE TEXTOS Maurício Apolinário
.A Arte da Guerra para Professores - 1ª ed. Maurício Apolinário
.Bolinha, meu coelho Maurício Apolinário
.Limites na sala de aula: emoções, atitudes e... Maurício Apolinário
.Simplesmente namorada Maurício Apolinário
.Um prato de comida Maurício Apolinário
A derrota de Penina Onã Silva
A Literatura das Mulheres da Floresta Autores diversos
A Quadradinha de Gude Onã Silva
A quadradinha de gude - 2ª ed. ampliada Onã Silva
Anjinho minho... mãezinha minha ONÃ SILVA
Bote fé no sindicado, ele tem atitude é fato ... ONÃ SILVA
Cordel do trabalhador - do labor ao burnô Onã Silva
Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos ... Autores diversos
Enfermagem com poesia: a arte sensível do cui... Autores diversos
Enfermagem, simbora! Vamos lutar pelas 30 hor... ONÃ SILVA
Federação Nacional põe o bloco da enfermagem ... ONÃ SILVA
Grandes Enfermeiras - Quadrinhos Onã Silva
Histórias da enfermagem no universo de cordel... Onã Silva
Histórias da enfermagem no universo de cordel... ONÃ SILVA
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
https://www.facebook.com/pages/Cuidarte-Livros-e-artigos-liter%C3%A1rios/334396023412336?ref=hl