Gerente de Projetos Educacionais - Palestrante
 R  E  V  I  S  O  R
 Revisor gramatical de teses, dissertações e livros
CapaCapa
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Textos


          Teses e dissertações demandam muita leitura, pesquisa e bastante trabalho. São noites que se passam debruçados sobre o computador, redigindo as várias partes do trabalho acadêmico. E tudo isso acaba gerando muito cansaço.

            Uma vez concluído o trabalho, é de fundamental importância que seja feita a leitura por uma terceira pessoa ― ou seja, um revisor gramatical experiente, o qual analisará detalhadamente parágrafo por parágrafo de cada parte do texto, incluindo as partes iniciais, como a dedicatória e os agradecimentos, nos quais costumam ocorrer erros de pontuação e de crase.

            No trabalho de revisão gramatical não se verifica somente a ortografia, acentuação, pontuação, concordância e regência, mas também coesão e coerência, sinônimos ― evitando repetições de determinadas palavras ―, vícios de linguagem, dentre outros aspectos revisionais. Em muitos casos, faz-se necessária a reorganização de ideias, a reconstrução de parágrafos inteiros.

            Algo muito comum em teses e dissertações são os períodos muito longos, tomando, às vezes, um parágrafo inteiro, de seis, oito linhas, sem ponto e vírgula, o que torna confuso o entendimento do texto. Isto ocorre bastante na parte da revisão de literatura, em que são citadas ideias ou trechos de outros autores. Daí a necessidade de reorganização do parágrafo ― ou do período longo ―, reestruturando sua redação para pontuá-lo melhor.

            Um período ou um parágrafo não se constrói com um amontoado de palavras e orações. A finalidade dos sinais de pontuação é organizá-las conforme os princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica. Assim sendo, tal desconhecimento pode levar a uma pontuação equivocada, errônea mesmo, produzindo efeitos desastrosos na tese ou dissertações, uma vez que interfere na comunicação.

            Se o ponto é utilizado para encerrar um período, a vírgula é empregada para separar termos de uma oração ou separar orações de um período. Um erro muito comum nesses trabalhos é separar, com vírgula, o sujeito do verbo. Já o ponto e vírgula é um sinal intermediário entre a vírgula e o ponto, e o seu uso depende substancialmente do contexto.

            Uma boa revisão gramatical, portanto, não deve ser considerada quando da finalização de teses e dissertações, antes de sua formatação. O trabalho irá para a banca bem mais apresentável, e isso pode contar ponto ― ou elogios.

Prof. Maurício Apolinário é gerente de projetos educacionais, licenciado em Letras, especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Escolar, e atua como freelancer nas áreas de comunicação e educação. Revisor gramatical.
Copyright © 2017 Maurício Apolinário, All rights reserved.

 
Maurício Apolinário
Enviado por Maurício Apolinário em 23/02/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

"Uma escola relevante é uma escola que contribui com a transformação da comunidade na qual está inserida." (Prof. Maurício Apolinário)
..REVISÃO GRAMATICAL DE TEXTOS Maurício Apolinário
.A Arte da Guerra para Professores - 1ª ed. Maurício Apolinário
.Bolinha, meu coelho Maurício Apolinário
.Limites na sala de aula: emoções, atitudes e... Maurício Apolinário
.Simplesmente namorada Maurício Apolinário
.Um prato de comida Maurício Apolinário
A derrota de Penina Onã Silva
A Literatura das Mulheres da Floresta Autores diversos
A Quadradinha de Gude Onã Silva
A quadradinha de gude - 2ª ed. ampliada Onã Silva
Anjinho minho... mãezinha minha ONÃ SILVA
Bote fé no sindicado, ele tem atitude é fato ... ONÃ SILVA
Cordel do trabalhador - do labor ao burnô Onã Silva
Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos ... Autores diversos
Enfermagem com poesia: a arte sensível do cui... Autores diversos
Enfermagem, simbora! Vamos lutar pelas 30 hor... ONÃ SILVA
Federação Nacional põe o bloco da enfermagem ... ONÃ SILVA
Grandes Enfermeiras - Quadrinhos Onã Silva
Histórias da enfermagem no universo de cordel... Onã Silva
Histórias da enfermagem no universo de cordel... ONÃ SILVA
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
https://www.facebook.com/pages/Cuidarte-Livros-e-artigos-liter%C3%A1rios/334396023412336?ref=hl